Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Parem de mentir para os seus filhos…

Talvez os pais considerem que, às vezes, alguns objetivos são mais importantes do que evitar mentir

há 6 anos

Parem de mentir !

Aprenda que falar a verdade pode aliviar dores emocionais, entenda que se levam anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida, se mentir, já que a mentira será um dia descoberta.

Pais usam as mentiras para controlar o comportamento de seus filhos. Talvez não se deem conta de que estão mentindo ou achem que mentir para elas só será um problema se elas descobrirem.

Mentira é mentira!

Não existe mentira de brincadeirinha ou mentira boa, pois mentir é algo desprezível apara aquele que descobre que foi enganado, e ridículo para quem foi desmentido.

A maioria dos pais enfatiza a seus filhos que eles nunca devem mentir. Mas, na prática, mostram o contrário e usam a tática da “mentira inocente” para proteger e educar os pequenos.

O que esses adultos não sabem é que isso pode ser muito prejudicial, na formação do indivíduo em Si, o departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, nos EUA, analisou a utilização da “mentira inocente” em cerca de 200 famílias, registrando histórias inventadas pelos adultos que vão desde oPapai Noel” até ameaças de que as crianças podem ficar doentes se não comerem alguns legumes.

O resultado deste trabalho, que foi publicado no “International Journal of Psychology”, revela que a mentira mais frequente usada pelos pais é a que ameaça abandonar os filhos sozinhos na rua ou em outro local público se eles não se comportarem, de acordo com o estudo, usar ameaças mentirosas como essa para amedrontar as crianças não é legal, pois; ou o seu filho vai ficar completamente apavorado sem conseguir obedecer ao que está sendo pedido, ou perceberá que as ameaças não são reais e deixará de acreditar em você , além de que, isso pode lhe causar problemas sérios, pois diante da justiça Brasileira isto é crime, então, cuidado a fazer tal ameaça !

Talvez os pais considerem que, às vezes, alguns objetivos são mais importantes do que evitar mentir, como por exemplo, para ensinar a criança a se comportar em situações sociais;

“Se você continuar a brincar com fogo, vai fazer xixi na cama. ”

“Se não comer sua comida, as crianças na África vão morrer. ”

“A polícia vai vir aqui se você não parar de chorar agora. ”

“Se você sair de casa sozinho, o homem do saco vai pegar você. ”

“Se você não dormir, o bicho-papão vai te pegar. ”

* Falas citadas por estudantes em pesquisa sobre mentiras que seus pais contavam.

Façam o que eu digo…

…Mas não façam o que eu faço

A maioria dos pais enfatiza que seus filhos nunca devem mentir

79% dizem que todas as mentiras são más.

17% afirmam que algumas mentiras são aceitáveis.

4% deixam que os filhos confiem em seu próprio julgamento.

FONTE: Kang Lee, professor de psicologia da Universidade de Toronto

A outra “mentira inocente” é sobre o bom e inventado velhinho de Natal, Papai Noel;

Para os psiquiatras e psicanalistas, os pais devem contar que Papai Noel não existe” quando as crianças perguntarem.

É importante dizer aos pequenos que você não teve a intenção de enganá-los falando do Papai Noel. Explique com palavras simples que, embora não exista fisicamente, o velhinho de barba branca é um símbolo comercial real da intenção humana de mostrar que existe bondade e solidariedade”, mas fale a verdade sempre, pois logo vira a adolescência e a visão de herói que os filhos tem de seus pais, se desmanchará, e tudo que você mais precisa nesta fase da puberdade é que eles sintam segurança e confiança em seus pais.

Se a “mentira inocente” continuar, é a inteligência dos pais que vai acabar sendo subestimada pela criança no futuro, e esta poderá crescer em todo o seu potencial, baseada na crença de que, os mesmos em sua primeira juventude, superava a capacidade dos pais; esta, por sua vez, será menosprezada particularmente no período da adolescência dos filhos, portanto, a questão é ensinar à criança a realidade que trabalhadores comerciantes e industriais e as enormes fábricas de brinquedos, dominam a sociedade contemporânea, com o espírito de consumo impensado, desenfreado, o emocionante motor da nossa existência humana na contemporaneidade.

Outra mentira regularmente aplicada aos filhos é o famoso “EU volto logo”, essa tem sido a maior responsável pelo crescimento de ansiedade na formação da criança, pois caso o retorno demore, o sentimento desamparo ao ver que não há alguém da família por perto, aumenta a angustia, embutindo na criança desde sedo o sentimento de abandono.

Caso tenha que sair e for demorar ou, ainda, for viajar, não minta. Diga aonde vai e frise exatamente quando voltará.

“O importante é que seus filhos não tenham a sensação de que não vai vê-lo nunca mais. “

Mostre que quem vai tomar conta (babá, parente, empregada, vizinha, amigo etc…) é alguém conhecido, em quem eles confiam”.

Seja marcante e enfático no que promete e afirma aos seus filhos, pois isto moldará o tipo de adulto que os pequenos serão um dia. E francamente…!

Sejamos verdadeiros com nós mesmos e principalmente com os nossos filhos.

O mudo já está repleto de mentiras inocentes, não é mesmo?!.

Vamos dar um basta nisso…

Geison K. Cara

  • Sobre o autorJurista & Operador do Direito
  • Publicações9
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parem-de-mentir-para-os-seus-filhos/529677226

Informações relacionadas

Mentiras sobre o direito de família.

Fróes e Espírito Santo Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 meses

5 Mentiras sobre Direito de Família que já te contaram

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Agravo de Instrumento ( CPC ): AI XXXXX-61.2018.8.09.0000

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)